37 3073-2531
37 99118-2374
11 99828-8483

A síndrome de down e o método pilates

Cada pessoa tem genes localizados em todas as células do seu corpo; eles constituem o plano da vida. Os genes fornecem às células as instruções para o crescimento e o desenvolvimento. Os genes são compostos de um material especial, chamado DNA e são formados aos pares, com um membro de cada par originando-se do pai e o outro, da mãe. Os genes estão localizados nos cromossomos, no interior de nossas células. Usualmente, há 46 cromossomos em cada célula do nosso corpo, sendo 23 pares, 23 da mãe e 23 do pai. A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, é quando os 23 cromossomos da mãe se encontram com os cromossomos vindos do pai, numa das divisões ocorre uma ação ainda não identificada, que faz com que ao invés de formarem 46 cromossomos, o feto tenha 47, ou seja, haverá um trio no lugar desses pares de cromossomos, que é conhecida como trissomia do cromossomo 21 e é a mais conhecida, a trissomia livre.

As crianças com Síndrome de Down tem um ritmo particular para aprender, ou seja, levam um pouco mais de tempo para realizar atividades comuns, diferentemente das crianças que não possuem a síndrome. Mas não significa que não conseguirão aprender, pelo contrário, tudo que aprenderão, não será perdido ou esquecido.

Características comuns da síndrome de down

  • Baixo tônus muscular.
  • Nariz pequeno.
  • Olhos arredondados/amendoados e levemente oblíquos.
  • Boca pequena, porém, o céu da boca pode ser um pouco profundo e a língua parecer grande demais para essa boca.
  • as orelhas são pequenas e levemente inferiores na cabeça, suas pontas também podem dobrar-se. Por serem pequenas, há possibilidade de bloqueio das vias auditivas causando perda.
  • A cabeça é menor cerca de 3%.
  • As palmas e os dedos das mãos são menores.

Além dessas características, o individuo com Síndrome de Down podem apresentar defeitos gastrointestinais, cardiopatias, doença celíaca e hipotireoidismo. As principais alterações dos sistemas são: gastrointestinal – atresia e estenose de duodeno, pâncreas anular, ânus imperfurado e atresia de esôfago; endócrino – hipotireoidismo, está presente em 30% dos sindrômicos; aparelho respiratório – o número de alvéolos está reduzido, o que facilita a ocorrência de hipertensão pulmonar e infecções; ouvido, nariz e garganta – hipoplasia de linha média, conduto auditivo curto e voltado posteriormente, vias aéreas pequenas; sistema imune – deficiência propiciando infecção, câncer e autoimunidade; sistema hematopoiético – policitemia e leucemia (DAVIDSON, 2008). A malformação cardíaca é o defeito congênito mais comum entre os doentes, estando presente em 40-60% (DAVIDSON, 2008; FIGUEROA et al., 2003; FREEMAN et al., 1998; PALADINI et al., 2000; VIDA et al., 2005).

A criança com Síndrome de Down deve ser estimulada desde o nascimento, tanto fisicamente quanto intelectualmente e é uma forma de promover o desenvolvimento potencial. Como tem necessidades de saúde e aprendizagem necessitam total atenção dos pais e de profissionais multidisciplinares.

O Pilates como uma ferramenta da fisioterapia pode ser utilizado para estimular o desenvolvimento motor dessa criança, assim como o estimular a respiração correta para melhorar a oxigenação dos pulmões. O método Pilates trabalha com estabilização e mobilização dos segmentos, pensando nisso, quando utilizado de uma forma correta, ajuda no equilíbrio, fortalece a musculatura estabilizando as articulações. O alinhamento postural é outro ponto em que se trabalha bastante no Pilates. Alguns portadores da Síndrome de Down possuem escoliose, muitas vezes causadas por dismetria anatômica, ou seja, uma perna mais curta que a outra.

Portanto, a criança com Síndrome de Down deve ser estimulada fisicamente e intelectualmente desde os primeiros anos de vida e deve continuar realizando atividade física por toda vida e o Pilates é uma excelente ferramenta tanto para ajudar no desenvolvimento, quanto na manutenção da saúde, postura, condicionamento físico e social, uma vez que as aulas são realizadas em grupo.

 

Fernanda Pinheiro
Treinadora Liberty Pilates Training

Próximos treinamentos

Contato

Preencha o formulário para entrar em contato:

Entre em contato!