37 3073-2531
37 99118-2374
11 99828-8483

O método pilates e sua influência na correta distribuição do peso corporal sobre os pés

Uma boa postura é caracterizada pelo alinhamento correto das estruturas corporais como ossos, articulações e músculos. O equilíbrio muscular é o principal responsável para manter um corpo estabilizado na posição ortostática, ou seja, em pé.

Com a evolução do ser humano e a adoção da postura ereta bípede, a força da gravidade passou a desafiar ainda mais o equilíbrio do corpo sobre a área de suporte fornecida pelos pés. Dessa forma, surge a necessidade de entendermos, a partir de então, a importância da descarga correta de peso nos pés em posição ortostática para a estabilidade da postura e equilíbrio muscular.

O pé é a estrutura que está em contato com o solo e controla a distribuição da pressão imposta na planta dos pés, a absorção de impacto, o equilíbrio corporal, suporte de peso, o impulso e a postura. Eles oscilam quando estão parados, por isso é fundamental ter uma boa habilidade de controlar a descarga de peso distribuído aos pés a fim de manter ereta a postura.

Em razão do uso diário de sapatos fechados perdemos um pouco a sensibilidade de distribuição correta do peso corporal na planta dos pés e isso pode acarretar em sobrecargas de algumas estruturas e consequentemente lesões.

Para uma postura adequada, devemos distribuir o peso entre o calcanhar e a parte anterior dos pés por igual. Não podemos esquecer que existem alterações no arco do pé que também influenciam na distribuição errada, pé cavo (aumento da curvatura do meio do pé) e pé plano (diminuição ou desaparecimento da curvatura do meio do pé). Desse modo, faz-se necessária uma boa avaliação postural para identificar tais desvios com o objetivo de iniciar um trabalho de correção.

Nesse sentido, podemos citar o Método Pilates como fator fundamental na recuperação da sensibilidade e alterações nos pés. Isto porque, antes de tudo, o Pilates é realizado descalço, permitindo a melhora da consciência corporal, principalmente na distribuição correta da descarga de peso nos pés em determinados exercícios. Consequentemente, o Pilates objetiva um correto alinhamento corporal para não gerar sobrecargas músculo-articulares. O praticante adquire maior percepção da sua pisada, inclusive durante suas atividades diárias.

O Método Pilates também melhora o fortalecimento da musculatura dos pés e tornozelos, proporcionando assim, maior estabilidade para essas articulações, importante para prevenir futuras lesões.

Portanto, o professor de Pilates tem o papel fundamental para a conscientização do praticante. Deve ser capaz de instruir corretamente o exercício, analisando dos pés à cabeça o praticante sem esquecer das correções do posicionamento dos pés e da sua distribuição de carga corporal.

 

Por Gisele Bárbara Zink
Treinadora Liberty Pilates Training

Próximos treinamentos

Contato

Preencha o formulário para entrar em contato:

Entre em contato!