37 3073-2531
37 99118-2374
11 99828-8483

Pilates e hérnia de disco

 

A coluna é constituída de ossos denominados vértebras e separados por discos intervertebrais fibrocartilaginosos. O disco é composto por um anel fibroso, que circunda um material gelatinoso chamado de núcleo pulposo. A função do disco é de proporcionar flexibilidade, acolchoamento e proteção à coluna. A hérnia discal, ou hérnia de disco ocorre quando o núcleo do disco (núcleo pulposo) migra de seu local no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão e dor.

A hérnia discal ocorre com o excesso de compressão na coluna, sendo por carga ou esforço excessivo e traumatismo forçado ao disco intervertebral, obesidade, hipotonia, alterações degenerativas, má formação congênita e sedentarismo, podendo acarretar pequenas deformidades ou até a ruptura do anel.  A pessoa acometida pela hérnia discal sentirá muitas dores, dormência e formigamento. Se a lesão ocorrer na região da cervical, as dores sentidas serão na região acometida e terão reflexos nos membros superiores (braços), já se a região da hérnia for a torácica ou lombar, os sintomas serão sentidos na região e os reflexos nos membros inferiores.

Devido aos sérios riscos dessa lesão, a estabilização da coluna vertebral é um potente auxiliar na prevenção e alívio da dor para os portadores de hérnia de disco. Nesse sentido, o Método Pilates tem sido apontado como boa alternativa para prevenção e tratamento de hérnias discais.

O método Pilates é uma metodologia de condicionamento físico que visa o aprimoramento da força e flexibilidade, buscando uma maior eficiência de movimento através de um bom alinhamento das articulações, trazendo equilíbrio postural, ganho de controle motor e consciência corporal. Através do método, o aluno consegue fortalecer a musculatura intrínseca, ou seja, musculatura profunda que é a musculatura que estabiliza as vértebras e seus discos. Outro ponto importante do método é a melhora da flexibilidade. Musculaturas encurtadas ou retraídas tracionam uma ou mais vértebras podendo causar sobrecarga nos discos e assim desenvolver a hérnia discal.

Um programa de exercícios bem orientados por profissionais qualificados só ajudarão na estabilização do segmento lesionado, levando assim, a melhora dos sintomas e fatores causadores da hérnia discal.

 

Por Fernanda Pinheiro de Souza
Liberty Pilates Training

Próximos treinamentos

Contato

Preencha o formulário para entrar em contato:

Entre em contato!